Para você MULHER

"Na infinidade da vida onde estou, tudo é perfeito, pleno e completo... Eu me amo. Portanto perdoo e liberto totalmente o passado e todas as experiências passadas. Eu estou livre... vivo plenamente o presente... Tudo é perfeito, pleno e completo..." Louise L. Hay

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

A volta do culto a Grande Mãe foi favorecida pelo movimento feminista, pelo despertar da consciência ecológica, pelas novas teorias científicas que veem a Terra como um todo vivo (a hipótese Gaia), pelas novas descobertas e reavaliações arqueológicas e antropológicas, pelo reavivar das antigas tradições xamânicas e práticas nativas, pela necessidade dos rituais, pelo retorno da astrologia e dos oráculos e pelo surgimento da psicoterapia, das terapias naturais e alternativas. O caminho para encontrar a Grande Mãe em uma de suas múltipla manifestações - seja como a toda abrangente Mãe Terra, seja como uma das numerosas deusas existentes em várias mitologias e tradições - é diferente das outras sendas  espirituais praticadas no mundo atual. Não existem organizações ou templos formais, não há dogmas ou sacerdócio organizado. Para vislumbrar ou encontrar a Grande Mãe, precisamos apenas abrir nossas mentes, descartar os preconceitos e os condicionamentos socioculturais e criar para Ela, um espaço sagrado em nosso coração e em nossa vida.
Observar as imagens das deusas, ler sobre suas lendas e mitos, descobrir e praticar rituais, são apenas algumas das maneiras de trazer de volta, para nossa memória e consciência, o antigo poder e valor do Divino Feminino. Este é, na verdade, o caminho para o fortalecimento da mulher, fazendo-a sentir-se mais confiante e segura, encontrando motivo de orgulho, realização e poder em sua essência feminina. Também os homens poderão ser incentivados a descobrir, perceber, revelar e expandir sua anima, seu lado sensível e emotivo, completando, assim, sua personalidade e abrindo novas portas de comunicação e colaboração com suas parceiras.
Ao restabelecer o ponto de equilíbrio na balança das polaridades feminina e masculina, poderemos celebrar e nos alegrar com o retorno da Grande Mãe, não como um substituto para o Deus Pai, mas como sua consorte, sua complementação perfeita, levando à união dos opostos para a criação de um mundo de paz, amor e harmonia. Esse é o verdadeiro significado do Hiero Gamos, o "casamento sagrado" que cria a unidade, concilia diferenças, apara arestas e integra polaridades do Pai Céu à Mãe Terra, gerando um mundo novo para um novo ser humano.

Mirella Faur. O Anuário da Grande Mãe: guia prático de rituais para celebrar a Deusa. São Paulo: Alfabeto, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário